Empresa portuguesa desenvolve projeto de hidrogénio verde na Califórnia

Start-PME.
Empresa portuguesa desenvolve projeto de hidrogénio verde na Califórnia

Empresa portuguesa desenvolve projeto de hidrogénio verde na Califórnia

A Fusion Fuel, empresa portuguesa no setor da energia verde que assegurou um subsídio de 10 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), põe em marcha um investimento para produzir hidrogénio verde através de energia solar, e estabelece acordo com a norte-americana Electus Energy. O projeto irá ser implementado na Califórnia e tem o valor de 175 milhões de euros.

Em comunicado, a Fusion Fuel revela que celebrou um acordo com a Electus para fornecer a sua tecnologia Hevo, um equipamento de eletrólise que foi concebido originalmente para ser acoplado aos painéis solares de concentração desenvolvidos nos últimos anos pela Fusion Fuel.

Projeto deverá arrancar em 2024
O projeto prevê uma instalação solar a hidrogénio com capacidade de 75 megawatts (MW), para a produção anual de até 9300 toneladas de hidrogénio verde. “O projeto irá requerer um investimento estimado em 175 milhões de euros, com a decisão final de investimento esperada para o início de 2024 e o arranque da produção na primeira metade de 2025. Uma vez operacional, este projecto fornecerá combustível hidrogénio suficiente para suportar mais de 1.000 camiões ou autocarros da classe 8 por dia”, explica a Fusion Fuel em comunicado.

Empresas celebram acordo para implementação de central de energia verde na Califórnia
As empresas já celebraram um acordo de arrendamento de terrenos para assegurar 320 acres no condado de Kern, Califórnia, para o desenvolvimento do projeto. A Fusion Fuel contratou a Black & Veatch para realizar um estudo conceptual e está também a trabalhar com a Cornerstone Engineering and Headwaters Solutions.

“Este é um momento crítico para a Fusion Fuel e para a nossa ambição de sermos um líder global em soluções de hidrogénio limpo. Em pouco menos de dois anos como empresa pública, a Fusion Fuel afirmou-se como um actor-chave no ecossistema ibérico do hidrogénio verde. Bakersfield é o projecto ideal para ancorar a nossa estratégia norte-americana. Estamos extremamente entusiasmados por revelar o projecto Bakersfield juntamente com o nosso parceiro de desenvolvimento, Electus Energy, que tem desenvolvido ativamente soluções de mobilidade de hidrogénio no sudoeste dos Estados Unidos e tem cultivado relações profundas com potenciais compradores no ecossistema de logística e distribuição”, revela Jason Baran, Director Comercial da Fusion Fuel,em comunicado.

Fusion Fuel quer expandir em todo o território norte-americano
Este é o primeiro projeto da Fusion Fuel em solo norte-americano. A empresa portuguesa admite vir a construir uma fábrica de eletrolisadores nos Estados Unidos, para complementar a unidade que está a desenvolver em Portugal, em Benavente.

Sobre a Fusion Fuel
A Fusion Fuel é líder emergente no sector do hidrogénio verde empenhado em acelerar a transição energética através do desenvolvimento de soluções de hidrogénio limpas e disruptivas. A empresa criou um gerador solar a hidrogénio modular e integrado, alimentado por um eletrolisador PEM miniaturizado proprietário, que permite a produção fora da rede de hidrogénio verde. No mercado nacional, a Fusion Fuel já avançou com um projeto de demonstração de produção de hidrogénio verde para alimentar uma pilha de combustível e injetar eletricidade na rede elétrica, em Évora. A empresa está também a trabalhar para fornecer a sua tecnologia a vários outros projetos de hidrogénio verde em Portugal, incluindo em Sines, região que concentra várias iniciativas ligadas a este novo vetor de descarbonização.

Partilhar

O conteúdo Empresa portuguesa desenvolve projeto de hidrogénio verde na Califórnia aparece primeiro em Start-PME.

Voltar para Notícias